História do prêmio
O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) é organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997, com o objetivo de reunir jovens mentes brilhantes de todo o mundo, incentivando o interesse contínuo por questões de água e sustentabilidade.
As duas primeiras edições brasileiras foram organizadas pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) em parceria com o Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA), sendo a terceira edição organizada pela Câmara de Comércio Brasileira na Suécia (Brazilcham). A partir da quarta edição a etapa Brasil passou a ser organizada pelo programada Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
A primeira edição brasileira do SJWP ocorreu em São Paulo, em junho de 2017. Além de apresentarem seus trabalhos, os finalistas conheceram uma estação de tratamento de água. O grupo vencedor foram os estudantes da ETEC Bento Quirino de Campinas Beatriz Ruscetto, Gabriel Gertrudes e Matheus Silva, autores do projeto STAC-IBR: Solução para o tratamento de água das cisternas instaladas no Brasil. Apresentaram na etapa Internacional em Estocolmo, em meio a estudantes de outros 32 países.
Em 2018, a segunda edição do prêmio ocorreu em Brasília, como parte da programação do 8º Fórum Mundial da Água, o maior evento sobre o tema no mundo. Realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul, o Fórum contou com a presença de 120 mil participantes, de 172 países, configurando-se como a maior edição já ocorrida na história. O estudante vencedor da etapa 2018 foi Guilherme Catharino, da Escola Senai “Jorge Mahfuz”. O autor do projeto SIMECHR- Sistema de Monitoramento e Comando Hídrico Residencial, desenvolveu uma aplicação para instalações prediais.
A terceira edição do prêmio ocorreu em 2019 na cidade de São Paulo. Os finalistas visitaram a empresa Scania em São Bernardo do Campo e conheceram as iniciativas de sustentabilidade praticadas na unidade. O Prêmio recebeu 27 projetos, 5 trabalhos finalistas para a etapa brasileira e assim um desses ir para a etapa internacional na Suécia. O trabalho vencedor, intitulado “Síntese de partículas de magnetita associadas a carvão ativo e poliuretano para a adsorção de corantes e íons de Cd e Co”, foi elaborado pelos alunos Livia Luiza Pinaso e Victor Marotta Souza Cruz da Escola ETEC Irmã Agostina.
A quarta edição em 2020, foi organizado pelos Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Essa edição devido a pandemia foi realizada virtualmente. Recebemos um total de 39 trabalhos de 57 alunos, de 16 Estados! O trabalho vencedor abordou o tema: Atividades biofloculante da pectina extraída da casca da laranja-pera, dos alunos Daniel Victor Santos e Iago Martins Felipe, da Escola Técnica Estadual Irmã Agostina.
A quinta edição em 2021, também organizada pelos Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), ocorreu de forma remota. Neste ano foram premiados o primeiro e o segundo colocados pela qualidade dos trabalhos, em segundo lugar o tema foi: Avaliação do uso de fibra vegetal oleofílica na coleta de óleo derramado em ambientes aquáticos, trabalho desenvolvido pelos alunos Victor Gustavo Diniz Silva e Ariel Rodrigues Sousa dos Santos do Sistema Colégio Militar do Brasil (do Recife e de Brasília). E nosso finalista e vencedor da etapa nacional abordou o tema: Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs), do aluno Gabriel Fernandes Mello Ferreira, da Colégio São José (Itajaí – Santa Catarina).
Além disso, pela primeira vez – desde que o Brasil passou a participar do SJWP – recebeu o Prêmio Internacional na categoria “Votação Popular” da etapa internacional!! Nesta etapa são três categorias de premiação e este reconhecimento é de extrema importância para os alunos participantes e para o País!
A apresentação dos trabalhos finalistas das edições 2020 e 2021 foram realizadas de forma virtual devido a pandemia das variantes SARS-CoV-2 e podem ser acessadas ao clicar no ano: final 2020 e final 2021!